Desenhos de pneus: saiba a importância de diferentes formatos

Desenhos de pneus: saiba a importância de diferentes formatos

O processo de manutenção de pneus é a recapagem, que é a troca da banda de rodagem. Trocar a banda de rodagem dá ao pneu uma vida útil muito grande, equivalente à de um pneu novo, dando mais economia e segurança ao proprietário do veículo.

Leia mais sobre a recapagem de pneus.

Essa segurança que uma banda de rodagem dá a um pneu, e ao veículo também, vem do desenho na banda de rodagem. Você já deve ter reparado na parte do pneu que tem contato com a estada que existem desenhos padrões no pneu. Pois é, esses são os desenhos dos pneus.

A manutenção dos pneus, através da recapagem, é fundamental para que esses desenhos estejam sempre desempenhando suas funções o melhor possível. E, mais importante, é a troca das bandas com o desenho correto para a necessidade do seu veículo, não apenas trocar por uma banda com um desenho novo qualquer.

Agora, para entender qual o desenho da banda de rodagem para cada necessidade, precisamos entender mais sobre.

Nesse artigo, vamos ler sobre:

O que são os desenhos de pneus?Quais tipos de desenhos existem?Por que existem diferentes desenhos?Como saber qual o desenho apropriado para seu veículo?

O que são os desenhos de pneus?

Como falamos, os desenhos dos pneus são marcações, na banda de rodagem, responsáveis pela segurança e estabilidade do veículo enquanto ele se movimenta. É graças ao desenho que a banda de rodagem tem aderência, mantém a frenagem e reduz os riscos da perda de controle em qualquer terreno percorrido.

As bandas de rodagem são divididas em três partes de desenhos:

1. Sulcos

Responsáveis por drenar a água dos pneus, evitar deslizamento e refrigerar enquanto rodam. Os sulcos são feitos na banda de rodagem de acordo com a necessidade de terreno que o pneu vai percorrer.

2. Ranhuras

Também cuida da refrigeração, pois, através das ranhuras que o ar faz a ventilação, além disso, as ranhuras diminuírem a ressonância do pneu.

3. Barras

Partes que fazem o contato com o solo, são responsáveis por gerar a tração e a capacidade potencial que o veículo pode alcançar devido o atrito ocasionado.

Quais tipos de desenho que existem?

Quando se trata de um veículo de transporte, seja da carga ou de pessoas, o pneu deve ter sua banda de rodagem pronta para percorrer o trajeto planejado sem dificuldades, seja ele composto por asfalto, estrada de terra, ou ambos. Por isso, existem desenhos criados para diferentes necessidades.

São eles: simétricos, assimétricos, direcional, bidirecional ou off-road. Vamos entender cada um individualmente.

Simétricos – Desenhos, ranhuras idênticos em ambos os pneus esquerdos e direitos.

Assimétricos – Bandas de rodagem com sulcos diferentes e dão mais tração em curvas, mas desgastam de forma desproporcional.

Direcional – Sulcos e ranhuras apontam para a mesma direção, dão mais estabilidade em curvas e mais capacidade em desenvolver velocidades.

Bidirecional – Os desenhos apontam para diversas direções, semelhante aos assimétricos.

Off-Road – Sulcos projetados para alto desempenho em terrenos com barro, lama e pedregulhos.

Aqui, estamos falando sobre desenhos de pneus e bandas de rodagem para veículos comuns, ainda existem para veículos agrícolas e outros.

Leia mais sobre a recapagem de veículos agrícolas.

Por que existem diferentes desenhos?

Justamente para suprir necessidades dos veículos em situações diversas. Quando se trata de veículos como caminhões, que levam cargas de diversos tamanhos e pesos em muitos trajetos diferentes, os pneus devem dar a sustância e estabilidade que garantam a segurança ao veículo, carga e motorista.

Vamos supor que você tenha que levar uma carga de peso médio do Rio Grande do Sul até Goiás, você só terá que percorrer estradas de asfalto, mas há previsão de chuva. Nesse caso, uma banda que seja boa para asfalto, com maior aderência em estrada molhada e feita para distâncias médias ou longas é a melhor opção para o veículo.

Ainda sim, existem diversas bandas que possuem essas características. Então, como saber qual delas é a melhor opção é o que vamos explicar agora.

Como saber qual o desenho apropriado para seu veículo?

Bom, você pode entender quais as condições que os seus pneus vão enfrentar, mas, definir qual banda pode ser a mais apropriada, cabe a um profissional qualificado com know how técnico. A simples troca de banda de bandagem por uma com um desenho qualquer, sem avaliar as possibilidades pode ser arriscado ao motorista.

A recapagem das bandas de rodagem deve ser feita periodicamente e deve seguir critérios a rigor para assegurar a integridade do veículo. Por isso, a Nego Pneus possui técnicos especialistas para que a recapagem seja feita com a melhor banda de rodagem, de acordo com as necessidades do veículo.

Como você pode ver, existe uma ampla variedade de características que fazem o desenho de um pneu ser adequado às diferentes situações e, com certeza, existe a banda de rodagem ideal para que você tenha seu veículo estável e seguro ao pegar a estrada.

Entre em contato com a Nego Pneus para fazer a manutenção e recapagem dos seus pneus. Para mais novidades sobre nossa empresa e nosso segmento de pneus, siga-nos nas redes sociais, Facebook e Instagram.