6 mitos sobre a recapagem de pneus que você precisa abandonar

6 mitos sobre a recapagem de pneus que você precisa abandonar

Com a proximidade do fim de ano, já começamos a pensar nos próximos meses, e a manutenção dos pneus também faz parte desse planejamento.

Estima-se que os pneus representem entre 10% e 20% dos custos operacionais de uma frota. Uma porcentagem muito significativa, não é mesmo?

Nesse momento, algumas dúvidas começam a surgir: melhor adquirir pneus novos ou recapá-los? A recapagem é uma boa solução ou apenas um improviso, algo meramente temporário?

Ao longo do caminho, ouvimos muitas histórias sobre a recapagem de pneus: algumas verdadeiras; outras, nem tanto. Então nossos especialistas resolveram montar este artigo para desmitificar esse assunto de uma vez por todas. Confira abaixo:

1. Pneus recapados sujam as estradas

Não é incomum nos depararmos com borrachas espalhadas pelas estradas. Diferente do que o senso comum costuma apontar, geralmente esses detritos não são bandas de rodagem soltas, mas sim pneus que sofreram sérias avarias pelos mais diversos motivos.

2. Pneus recapados não são seguros

Quando realizada por profissionais especializados e em instalações adequadas, dentro das normas e especificações do Inmetro, a recapagem de pneus fornece a máxima segurança nas estradas. Inclusive, aviões militares, ônibus escolares e veículos que transportam cargas perigosas também adotam a recapagem como solução.

3. Pneus recapados não aguentam situações adversas

Conforme dito acima, os pneus recapados apresentam segurança e confiabilidade, mesmo em situações extremas, como chuva intensa ou calor extremo. As altas temperaturas, por exemplo, não causam danos significativos aos pneus, sejam eles novos ou recapados. Certas falhas ou danos estão mais associados a outros fatores, como falta de calibragem e carência de manutenção preventiva.

4. Pneus recapados escondem carcaças danificadas

A gente precisa lembrar sempre que a carcaça possui vida útil muito superior às bandas originais. Ou seja, uma banda desgastada não significa, automaticamente, carcaças danificadas. Antes do serviço, o recapador avalia criteriosamente as condições gerais do pneu, assegurando tranquilidade e eficiência na rodagem.

5. Pneus recapados rodam menos

Se o serviço for bem feito, novas bandas de rodagem garantem altas quilometragens, semelhante ou até mesmo com desempenho superior a pneus novos.

6. Pneus recapados entregam baixo custo-benefício

Os itens anteriores nos ajudaram a derrubar vários mitos sobre confiabilidade, performance e durabilidade da recapagem de pneus. Acrescentamos agora o custo financeiro: em média, um pneu recapado pode representar uma economia de 20% a 50% se comparado a pneus novos de qualidade equivalente.

Em resumo, a escolha entre recapagem e compra de pneus novos depende de uma série de aspectos, como o estado geral do pneu e as condições específicas de uso. Além da economia, a recapagem também é uma alternativa mais sustentável, já que descartamos apenas a banda substituída, sempre de acordo com os órgãos ambientais responsáveis.

Por isso, é fundamental contar com a parceria de uma empresa como a Nego Pneus, comprometida com sua segurança e desempenho. Entre em contato conosco e garanta economia, sustentabilidade e um serviço de excelência para os seus pneus.

Boa viagem!

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