5 motivos para não deixar sua recapagem para depois [+dica bônus]

5 motivos para não deixar sua recapagem para depois [+dica bônus]

O período entre o fim e o início do ano é marcado por muita alegria, férias, bons encontros e também pelo acúmulo de gastos: IPVA, IPTU, licenciamento, material escolar... As contas não param de chegar. Então você desce da boleia e resolve avaliar os pneus do seu caminhão.

Quilômetros e mais quilômetros deixam marcas e ajudam a construir sua história Brasil afora. No decorrer do tempo, o atrito dos pneus com o solo desgasta os sulcos da banda de rodagem, que perdem profundidade. O resultado? Menor aderência e menor tração na hora de colocar o pé na estrada — ou no acelerador.

Ao montar o seu planejamento financeiro do mês, do trimestre, do semestre ou mesmo do ano, algumas dessas contas podem ser parceladas e até adiadas. Avaliar criteriosamente as condições dos pneus não pode ficar para depois, muito menos a troca das bandas de rodagem caso estejam danificadas.

Separamos abaixo 5 motivos para não deixar sua recapagem para depois. No fim deste conteúdo, temos ainda uma dica bônus para você. Confira:

1. Economia

Como já mencionamos no texto os 6 mitos sobre a recapagem de pneus que você precisa abandonar, “(…) em média, um pneu recapado pode representar uma economia de 20% a 50% se comparado a pneus novos de qualidade equivalente.”. Agora, se decidir rodar com os pneus em mau estado, além de comprometer a segurança e o desempenho na estrada, você causará danos adicionais e irreversíveis a eles. Aí não tem jeito: é investimento alto em produto zerado.

2. Sustentabilidade

Se já não bastasse a economia financeira, a recapagem reduz a necessidade de produzir novos itens, uma vez que trocamos apenas a banda de rodagem. É menos material, menos energia gasta na produção e menos detritos acumulados no meio ambiente. Quando você não dá bola e deixa a manutenção preventiva ou corretiva para depois, aumentam as avarias e diminuem as chances de uma recapagem segura e bem-sucedida.

3. Segurança

Pneus desgastados comprometem significativamente a segurança nas rodovias, aumentando o risco de acidentes. A profundidade inadequada dos sulcos prejudica a aderência e a estabilidade na condução, o que afeta a eficiência na frenagem e contribui para a ocorrência de situações adversas, como a aquaplanagem.

4. Eficiência

A manutenção dos pneus garante o máximo desempenho e eficiência operacional, sem contratempos ou danos a partes mecânicas do veículo, por exemplo. Outro ponto a destacar diz respeito à eficiência energética nas rodovias. Pneus em dia significam tração, estabilidade e consumo de combustível otimizados.

5. Infração de trânsito

Trafegar com pneus ou estepe carecas configura uma infração de trânsito grave: multa em dinheiro (R$ 195,23), 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e retenção do veículo, ao menos até que o problema seja resolvido.

Dica bônus: Agenda Nego 2024Durante todo o mês de janeiro, você faz a recapagem ou compra algum produto na Nego e leva nossa agenda exclusiva 2024. Ou seja, você garante o melhor serviço para rodar tranquilo e seguro, e ainda ganha esse brinde especial e limitado.

Conforme comentamos no início deste conteúdo, diante de tantas contas e obrigações financeiras, o período entre o fim e o início do ano costuma ficar mais pesado mesmo. Pensando nisso, a Nego oferece atualmente parcelamento da sua recapagem em até 4 vezes no cartão*. É o melhor serviço com a melhor condição. Não dá para perder, né? Esperamos você aqui nos próximos dias.

Boa viagem!

Para mais conteúdos como este, acompanhe nosso blog e siga a Nego também nas redes sociais. Estamos no Facebook e Instagram.

* Válido por tempo limitado – consulte.