Perseverança, comprometimento e superação: A história de 42 anos da Nego, pelo olhar do nosso fundador.

Perseverança, comprometimento e superação: A história de 42 anos da Nego, pelo olhar do nosso fundador.

João Carlos Ferreira, 77 anos é o idealizador e fundador da Nego Pneus. Nascido no distrito de Vila Oliva é chamado apenas de Nego, afinal o seu apelido de infância deu origem a nossa história. Seu Nego, tem origens humildes, família grande, com muitos irmãos e desde os 10 anos de idade já trabalhava em diversos ofícios na cidade de Canela. Aos 18 anos serviu ao 19º BIMTZ (Batalhão de Infantaria Motorizado), na cidade de São Leopoldo, mas decidiu não seguir carreira militar.

Em 1963, após sua dispensa do quartel, mudou-se para Caxias do Sul e no mesmo dia, estava empregado em uma recapadora de pneus. Dedicado e aplicado, destacou-se e teve mais funções atribuídas a si, chegando a gerenciar uma equipe de 18 pessoas. Seu João conta que: “Naquela época a recapagem era realizada de outra maneira, inclusive só existia a recapagem à quente. Agora, com a tecnologia, as técnicas utilizadas são mais modernas e eficientes.”

Casado, pai de Antônio Ferreira (Alemão), Simone Ferreira e Letícia Ferreira trabalhou como empregado por 17 anos. Até que, com espírito empreendedor e determinação locou um espaço e os maquinários que precisava, fez a sua própria renovadora de pneus. Em outubro 1979, nascia então, a Nego Pneus.

Desafios no caminho

Esse recomeço, não foi nada fácil, com a falta de ferramentas adequadas, precisava pedir emprestado inclusive de seus concorrentes. Por não ter funcionário, realizava carga horária exaustiva, chegando a trabalhar por 36 horas seguidas, diversas vezes: “Minha esposa e meus filhos ficavam em uma Kombi na frente da borracharia, pois alguns serviços precisavam de duas pessoas para fazer. Se eu precisava de ajuda, ia até a Kombi e acordava minha mulher e ela me auxiliava.”

Durante muito tempo trabalhou somente pai e filho. O seu filho mais velho, Antônio, conhecido como Alemão, acompanhou o ofício do pai desde muito cedo. Mais tarde, contratou três funcionários. Após alguns anos trabalhando, comprou as máquinas que alugava. Então, em 1997, adquiriu o terreno atual da Nego, sede desde 2001, “na época o espaço era um terreno acidentado, onde foi necessário muitas horas de máquina para nivelar.” lembra Nego.

O segredo do sucesso

Ele comenta que a honestidade e o comprometimento fidelizaram clientes: “Eu sempre digo que conquistar novos clientes é fácil, mas reconquistar a confiança de um ex-cliente, isso é difícil. Por isso, temos que fazer sempre o nosso melhor.”

Há dois anos e meio, João teve complicações de saúde e seus filhos precisaram assumir a responsabilidade de dar sequência no negócio. Ele comenta como se sente com seus sucessores “Sinto segurança porque os meus filhos e netos desenvolvem um bom trabalho, cada um tem uma qualidade que complementa a do outro. O Alemão é quem comanda toda a operação técnica, a Simone é muito organizada e comanda o financeiro e a Letícia é muito comunicativa e desempenha um excelente trabalho no comercial da empresa.”

Ainda sobre a próxima geração que já faz parte da Nego: “Também sinto orgulho enorme dos meus netos Bernardo e Fabrício que já são atuantes na NEGO à 5 anos. Ver a 3º geração dedicada a um sonho meu, de muitos anos é muito gratificante, sinal que tudo valeu a pena.”

Atualmente

João atua como conselheiro nas tomadas de decisões na renovadora, ele diz ter orgulho do que conquistou e por ter vencido as adversidades: “A Nego para mim, é tudo, é a minha vida. Eu sempre sonhei com o crescimento, trabalhei por ele, e conquistei. Minha mulher foi muito importante em todo esse processo, sempre me ajudou, acreditou no meu esforço e confesso que foi parte fundamental das minhas conquistas.” Outra grande mulher em minha jornada, foi a minha mãe: “Sinto por não poder ter oferecido uma vida melhor para minha mãe, enquanto viveu, ela sofreu muito.”

Com um grupo de mais de 15 funcionários, a Nego Pneus tornou-se referência em reforma de pneus, trabalhando com recapagem e vulcanização para veículos comerciais leves, rodoviários, agrícolas e OTR, atendendo toda a Serra Gaúcha.

Com uma memória de invejar, inúmeras histórias e bom humor, nosso fundador finaliza deixando seu desejo para o aniversário da Nego:

“Desejo que seguimos firmes em nossos valores, comprometidos em entregar qualidade e atendendo nossos clientes com os melhores serviços.”