Entrevista: Cuidados ambientais nos processos de renovação de pneus

Entrevista: Cuidados ambientais nos processos de renovação de pneus

Hoje, 05 de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Data muito importante para enfatizar os cuidados cada vez maiores que precisamos ter para cuidar do nosso planeta, pensando no futuro da nossa sociedade.

Por isso, aqui na Nego Pneus, contamos com um especialista para auxiliar na manutenção e melhoria dos nossos processos de renovação de pneus. E é justamente com ele que conversamos para essa matéria de hoje, sobre o que a Nego Pneus faz e certifica-se em relação ao meio ambiente.

Eduardo Pierozan é Engenheiro Ambiental e atua como Consultor Ambiental na Nego Pneus. Confira a conversa completa.

Quais os cuidados ambientais realizados pela Nego Pneus?

A Nego Pneus possui um Sistema de Gestão Ambiental, que, de acordo com Eduardo, “tem como objetivo identificar e reduzir os impactos ao meio ambiente na sua operação e, assim, promover a melhoria contínua do seu desempenho de forma sustentável.”

Eduardo cita que a empresa “também possui um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, para garantir que todos os resíduos gerados sejam destinados corretamente. Mais de 90% dos resíduos gerados pela Nego Pneus vão para a reciclagem, o que garante maior sustentabilidade do processo.”

Tanto o Sistema como o Plano contam com a consultoria ambiental especializada de Eduardo, que auxilia a Nego Pneus na implementação dos procedimentos ambientais necessários.

Existem normas vigentes a serem seguidas por uma empresa desse segmento de pneus? Se sim, quais?

“Sim, a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Essa Política determina que seja realizada a logística reversa para os pneus, o que obriga os fabricantes a recolherem seus pneus ao fim da vida útil.”

Eduardo explica que “caso a Nego Pneus receba pneus que estão com a carcaça comprometida, sem possibilidade de ser recapada ou renovada, a empresa passa para a reciclagem. Nesse processo, eles moem os pneus e utilizam o material para fabricação de outras finalidades, evitando o desperdício.”

Quais as certificações que a Nego Pneus possui nessa área de cuidados com o meio ambiente e sustentabilidade?

A Nego possui todas as licenças e certificados previstos na legislação ambiental:

Licença Ambiental de Operação, emitida pela Secretaria do Municipal do Meio Ambiente de Caxias do Sul (SEMMA); Certificado de Regularidade emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA); Certidão de Cadastro Florestal emitido pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul.

Por que é importante que empresas do segmento sigam cada vez mais cuidados com o meio ambiente?

Eduardo fala que são diversos os motivos: “Em primeiro lugar, para garantir a sustentabilidade do seu negócio, e assim assegurar a qualidade ambiental para as gerações futuras.

Em segundo lugar, para não prejudicar seus colaboradores e vizinhos, já que os impactos ambientais, se não controlados, podem trazer prejuízos à saúde. Além disso, os cuidados ambientais trazem segurança operacional, que é muito importante dentro da lei.”

Que benefícios esses cuidados geram para uma empresa como a Nego? E para o meio ambiente?

Eduardo destaca os seguintes benefícios para a empresa: Bem-estar dos funcionários e vizinhos; Imagem positiva perante a sociedade; Garantia de participação em licitações; Mais chances de participar da tomada de preços por empresas que avaliam o desempenho ambiental dos fornecedores; Garantia de que a empresa não será multada ou embargada; Entre outros.

Já os principais benefícios para o meio ambiente são a manutenção da qualidade do ar, do solo e das águas subterrâneas, além da redução da exploração dos recursos naturais.

Como você pode ver, o cuidado ambiental é muito importante e parte da nossa iniciativa, enquanto parte da sociedade e comunidade da cidade em que estamos. Esperamos que tenha gostado do conteúdo, para mais novidades, siga-nos nas redes sociais – Facebook e Instagram.