Entrevista com o especialista Claudemir Bernardi: A importância da Certificação INMETRO

Entrevista com o especialista Claudemir Bernardi: A importância da Certificação INMETRO

A certificação do INMETRO para renovadoras, tornou-se obrigatória em 2012. É uma concessão de suma importância, que impacta diretamente na qualidade final do pneu reformado.

Pensando em promover esse debate, entrevistamos Claudemir Bernardi, Consultor Técnico e Auditor de Qualidade. Sua principal atuação é orientar e qualificar renovadoras para estarem aptas a certificação do INMETRO. Ele trabalha há 39 anos no segmento de pneus e nos últimos 10 anos, presta consultoria com sua empresa, Pneutec, certificada pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais, o CFT.

Qual a importância da certificação do INMETRO para uma renovadora?

Claudemir entende que a certificação implica na reputação da empresa: “Uma renovadora com concessão, transmite confiança, credibilidade e a certeza de que realiza um processo seguro. Além disso, promove segurança e evita riscos de acidentes.”

Existem consequências legais para renovadoras que atuam sem certificação?

“Essa certificação é obrigatória e as renovadoras que não possuem, estão sujeitas a penalidades previstas em lei. Como Portarias, multas, podem ter produtos interditados e responderem processo administrativo.”

Quais são os requisitos para consegui-la?

Claudemir, explica ser necessário estar apto a Portaria 433: “São muitos os requisitos conforme a Portaria, dentre eles, a qualificação dos colaboradores, rastreabilidade do produto, procedimento seguro, ambiente organizado e higienizado. Além dos pneus serem levados para análise em laboratório para serem testados. As reformadoras devem cumprir esses e outros requisitos.”

Parceria com a Nego Pneus

“Atendo a Nego Pneus há nove anos, como Consultor e Auditor de qualidade. Entendo que a Nego é uma empresa com muito domínio técnico, qualidade excepcional e refinamento do segmento, tanto no setor produtivo como no comercial.”

Precisando de uma renovadora certificada? Conte os serviços de recapagem da Nego Pneus!

Para mais novidades, siga-nos nas redes sociais, estamos no Facebook e Instagram.