Como avaliar uma carcaça de pneu? Confira entrevista especial.

Como avaliar uma carcaça de pneu? Confira entrevista especial.

A carcaça é a estrutura interna do pneu formada por camadas sobrepostas de cintas, também conhecidas como lonas. As carcaças foram desenvolvidas para resistirem à pressão, suportarem peso, choques, atritos e principalmente esforços gerados pelo torque do motor e aquecimento nas altas velocidades. É na carcaça a função de manter o pneu inflado e ela que permite a reforma do pneu.

Conversamos sobre a carcaça e a sua importância para o pneu com Monica Armonas. Monica é Consultora Técnica Autônoma e esse ano completa 33 anos no segmento de reforma de pneus.

Como é avaliada a carcaça do pneu?

“A carcaça é uma das partes mais importantes do pneu e manter sua integridade é fundamental num processo para a reforma do pneu. O pneu quando está gasto (careca) chega à reformadora de pneus e passa por uma minuciosa inspeção, a fim de achar qualquer dano na sua estrutura. Essa inspeção, tem como objetivo selecionar os pneus aptos ou não para reformar.”

O que é exigido para aprovação da carcaça?

“Para aprovação é necessário o exame interno, no talão, no flanco, no ombro e na banda. O exame interno é realizado através de uma avaliação visual. Em que é identificado a existência de perfurações, separação entre as lonas, rachaduras, consertos acima dos permitidos na tabela de aplicação de manchão, dobras na lona, variação de cor ou aspereza, bolhas, aberturas na emenda entre outros, também através do tato consegue-se identificar ondulações.”

Quais motivos levam a uma carcaça ser recusada pelo reformador?

“A cada processo da reforma do pneu, a carcaça é minuciosamente analisada e poderá ser recusada, se a mesma não oferece total segurança. Algumas imperfeições podem aparecer somente depois da remoção da borracha no processo de raspagem do pneu, como a oxidação, borracha queimada, entre outros. No processo de escareação, durante a preparação da carcaça alguns danos podem estar fora dos limites permitidos pela normas técnicas do Mercosul ABNT/NBR NM 225 e estas carcaças devem ser recusadas.”

Quais cuidados o motorista deve ter para conservar o estado da carcaça?

“Gosto de dizer que quando se adquire um pneu novo, se adquire um bem. Fique sempre de olho nos desgastes do seu pneu e oriente sempre o condutor do veículo quanto à sua dirigibilidade. Confira regularmente a calibragem, o balanceamento e realize rodízio nos pneus. Outro fator importante é obedecer ao limite de peso estabelecido para o veículo, pois o excesso de peso causa aquecimento dos pneus e consequentemente, fadiga prematura das carcaças. Além disso, andar com excesso de peso diminui o rendimento do pneu e aumenta em quase 50% no consumo de combustível.”

Ressaltamos que a utilização inadequada do pneu traz consequências, como maior custo de manutenção, gasto excessivo de combustível e principalmente falta de segurança.

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